segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A produtividade multifatorial



Durante um longo período de tempo, quando se fala de produtividade, significa sempre produtividadedo trabalho. Esta é a medida do resultado que produz uma hora de trabalho. A produtividade multifatorial é mais abrangente do que a produtividade do trabalho.



Considerando que a produtividade do trabalho tende a se concentrar na fabricação (mais fácil de quantificar) ao invés de serviços, a produtividade multi-fatores, por outro lado, leva a computação de vários níveis.
Como um dos indicadores econômicos, a produtividade é basicamente uma medida de quão eficientemente uma economia transforma seu trabalho, capital e matérias-primas em bens e serviços.

Medição de produtividade convencional


Em uma fábrica de automóveis, a medição da produtividade é direta. É uma medida física onde o número total de carros feitos em um período de tempo é dividido pelo número de horas de trabalho gasto na sua produção.

O outro lado é uma medida monetária. É o valor total em dólares dos carros produzidos em um determinado período de tempo, dividido pelo número total de horas trabalhadas necessárias para montá-los.

KLEMS


Na produtividade do trabalho, a equação é simplesmente saída dividida pela entrada (O / I). 
Por outro lado, o crescimento da produtividade multifatorial é a taxa de crescimento do produto em relação ao crescimento de todos os insumos de produção - trabalho, energia, materiais e serviços.

Na equação Multifactor Productivity = Output / (KLEMS), K é o serviço de capital, L é serviços de mão-de-obra, E é para energia, M significa materiais e S se refere aos serviços adquiridos.

A equação é um número de índice complicado. O objetivo é chegar a uma figura da mudança no resultado em relação à mudança em todas as entradas. Teoricamente, o número é mais abrangente, mas também é difícil de calcular.

A antiga fábrica de montagem


Uma comparação de primeira mão entre produtividade do trabalho e produtividade multifatorial é ilustrada pelo economista Jack Triplett durante um painel de discussão patrocinado pela National Associationof Business Economists.

Em sua anedota, o Sr. Triplett contou a visita de uma fábrica de montagem antiga, mas ainda viável, de três andares. Os trabalhadores seguiram a velha rotina de trazer os materiais no primeiro andar, fazendo o subconjunto no segundo andar e a montagem final no último andar.

Ao longo dos anos, as máquinas montadas ficaram maiores e maiores e eram difíceis de derrubar do último andar. Alguém finalmente sugeriu reverter tudo: traga os materiais para o último andar, faça o subconjunto no segundo andar e a montagem final no primeiro andar.

Isso teve um grande efeito positivo na produtividade. Eles conseguiram produzir mais com o mesmo número de trabalhadores. O Sr. Triplett não comentou muito sobre a mudança da produtividade multifatorial por causa do KLEMS.

Ele mencionou que o cara que fez a sugestão é um "S" no KLEMS. Se o homem fosse um consultor e fosse pago, ele aparecerá como um "S" na equação e não mostraria aumento na produção de produtividade multifatorial.

Por outro lado, se a ideia fosse de um trabalhador brilhante e não fosse paga, então não há entrada registrada. Na contabilidade convencional, isso se registraria bem como um aumento no lado da produtividade multifatorial.

O Sr. Triplett continuou que a medida de produtividade multifatorial geralmente é preferida agora em relação à produtividade do trabalho convencional, porque também é "uma medida de mudança tecnológica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário